HomeBlogCrise Política em Brasília: Congresso e STF em Confronto Direto, Caminhoneiros Anunciam...

Crise Política em Brasília: Congresso e STF em Confronto Direto, Caminhoneiros Anunciam Paralisação Nacional e PF Realiza Operações de Impacto

Data:

Posts Relacionados

Crise entre Congresso e STF se agrava com decisão sobre impeachment e mobilização de caminhoneiros

A capital federal vive dias de intensa instabilidade política. Uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que restringe a análise de pedidos de impeachment contra membros da Corte, reacendeu a tensão entre os Poderes. Em resposta, o Congresso Nacional já articula uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reverter a medida, enquanto lideranças de caminhoneiros convocaram uma paralisação nacional para os próximos dias. O cenário político também foi marcado por diversas ações de impacto da Polícia Federal e do Judiciário.

A decisão de Gilmar Mendes, que retirou do cidadão o poder de apresentar denúncias diretamente para a abertura de processos de impeachment contra ministros do STF, gerou forte reação no Legislativo. O senador Davi Alcolumbre criticou a medida, acusando o ministro de usurpar a função do Congresso. Ele avalia propor uma PEC para reverter a decisão e acabar com o que chamou de decisões monocráticas.

A oposição classificou o ato como uma “ruptura” e organiza suas reações. Parlamentares de direita protocolaram uma PEC contra a blindagem do STF, e o senador Sergio Moro declarou que o Congresso reagirá à decisão. Em paralelo, a Câmara dos Deputados enviou ao Senado um projeto que busca limitar decisões individuais no STF. Até mesmo o indicado ao STF, Cristiano Zanin, pediu que o ministro Gilmar Mendes reconsidere sua decisão, e o grupo de juristas Lexum afirmou que a medida fere a separação dos Poderes.

Judiciário e Polícia Federal em Ações de Destaque

Em meio à crise institucional, o Judiciário e a Polícia Federal realizaram diversas ações de impacto. O ministro Dias Toffoli, do STF, ordenou uma operação de busca e apreensão na antiga vara da Lava Jato, em Curitiba. Paralelamente, o ministro Nunes Marques suspendeu leis municipais que autorizavam a criação de loterias e sites de apostas, conhecidas como “bets”, em diversas cidades.

O Ministério da Justiça também promoveu exonerações importantes, demitindo Alexandre Ramagem e Anderson Torres da Polícia Federal, após ambos serem condenados pelo STF. No Rio de Janeiro, a PF prendeu o presidente da Assembleia Legislativa, suspeito de vazar informações sigilosas. Em âmbito internacional, a Justiça da Argentina autorizou a extradição de cinco brasileiros procurados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro.

Articulações e Tensões no Cenário Político

A indicação de Cristiano Zanin para o STF enfrenta obstáculos, com o relator do processo no Senado indicando que ele ainda não possui votos suficientes para aprovação. Em outra frente, Zanin comemorou o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), órgão com o qual já teve posições divergentes.

O senador Davi Alcolumbre criticou o governo do presidente Lula, reclamando de ataques e prometendo reação. O Congresso também adiou a votação de pautas de segurança pública do governo. Em uma vitória para o Executivo, o Tribunal de Contas da União (TCU) arquivou uma investigação sobre a contratação de advogados italianos pelo governo Lula. O presidente da CPMI do INSS anunciou que Lulinha, filho do presidente, será convocado a depor. No campo da comunicação, o apresentador Datena fechou acordo com o governo para apresentar programas na TV Brasil e na Rádio Nacional.

Caminhoneiros Anunciam Paralisação Nacional

Agravando o cenário de instabilidade, lideranças de caminhoneiros convocaram uma greve para a próxima quinta-feira (4). Segundo a convocação, o movimento de paralisação deve atingir todo o país, adicionando mais um ponto de tensão ao já complexo momento político brasileiro.

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

O Informativo Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.