HomeBlogLula não merece reeleição, diz pesquisa Genial/Quaest: 56% rejeitam novo mandato, aprovação...

Lula não merece reeleição, diz pesquisa Genial/Quaest: 56% rejeitam novo mandato, aprovação em 47% e desaprovação em 49% em levantamento com 2.004 entrevistas

Data:

Posts Relacionados

Pesquisa aponta que 56% entendem que Lula não merece reeleição, 40% defendem continuidade, 4% não souberam, margem de erro de 2 pontos

A maior parte dos entrevistados considera que o presidente não tem mérito para um novo mandato, segundo levantamento recente.

O resultado mostra uma percepção pública mais crítica sobre a continuidade do governo, com números que se mantêm estáveis dentro da margem de erro.

Os dados e os percentuais detalhados em seguida foram divulgados pela pesquisa Genial/Quaest.

conforme informação divulgada pela pesquisa Genial/Quaest.

O que os números mostram

Na pergunta sobre merecimento de mais quatro anos, 56% dos entrevistados responderam que o presidente não tem mérito, enquanto 40% defenderam a continuidade e 4% não souberam ou não quiseram responder.

Na avaliação do governo, a aprovação ficou em 47% e a desaprovação em 49%, com a margem de erro de dois pontos percentuais, o que mantém o empate técnico observado desde outubro do ano passado.

Evolução da popularidade

A recuperação de popularidade parece ter estagnado abaixo do patamar registrado em dezembro de 2024, quando a aprovação atingiu 52%.

No pior momento, em maio de 2025, a desaprovação chegou a 57%, segundo os mesmos parâmetros da pesquisa, mostrando flutuações importantes no apoio ao governo.

Avaliação qualitativa da gestão

Sobre as categorias de avaliação, 39% classificaram a gestão como “negativa”, com variação de um ponto para cima em relação ao mês anterior.

A avaliação “positiva” caiu dois pontos, para 32%, e quem considera o governo “regular” subiu para 27%, indicando maior parcela de opiniões intermediárias.

Metodologia e alcance

A pesquisa Quaest realizou 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais, entre os dias 8 e 11 de janeiro de 2026.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%, com registro no TSE sob o número 00835/2026.

Os números oferecem um retrato atual da percepção pública sobre o governo e sobre a questão da reeleição, e serão observados por partidos e analistas à medida que a disputa política se desenrola para 2026.

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

O Informativo Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.