O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em entrevista à revista Time que o Brasil é um dos países sobreviventes e que se tornou rica tarifas de coleta dos Estados Unidos. “Olha, foi o que a China fez conosco. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia, a Índia cobra 100%e 150%. Se você olhar para o Brasil e muitos outros países, eles cobram, é assim que são ricos. Agora, ter uma taxa zero seria fácil.” O presidente, reforçando o que, para produtos fabricados nos EUA., A taxa é zero.
O discurso do presidente não considera a realidade do relacionamento bilateral com o Brasil nos últimos anos, onde os Estados Unidos registraram superávits comerciais em bens e serviços com o Brasil nos últimos 15 anos. Este ano, o Brasil fechou o primeiro trimestre com um saldo negativo de US $ 650 milhões no Saldo comercial Com americanos.
No ano passado, o Brasil Ele também fechou o ano com um equilíbrio negativo. De acordo com dados do governo dos EUA, o superávit comercial dos Estados Unidos com o Brasil até 2024 era de cerca de 7 bilhões de dólares em mercadorias. Adicionado aos bens e serviços, o excedente atingiu US $ 28,6 bilhões no ano passado. É o terceiro maior superávit comercial daquele país do mundo.
Segundo o presidente dos Estados Unidos, se em um ano, os Estados Unidos ainda cobrem altos tarifas por produtos estrangeiros que chegarem ao país, será uma vitória e os Estados Unidos obterão uma fortuna. “Ele ainda não percebeu, mas o que está acontecendo é um grande sucesso. Estamos levantando bilhões e bilhões de dólares, dinheiro que nunca havia levantado antes. E o que é muito importante por causa disso, devido ao dinheiro que estamos arrecadando, essas empresas retornarão e ganharão seus produtos aqui”, disse ele.
Segundo o presidente, as fábricas não produzem novamente nos Estados Unidos. “No México, muitos carros que estavam em construção pararam. Todo mundo chega a este país. Vamos ver, você verá que as fábricas de carros operam em um nível que nunca vimos antes”, disse Trump.