Alguns ativos de EUA de Sobretaxa de importação de 125%. A informação é da agência de notícias Reutersque cita fontes do ambiente de negócios chinês. De acordo com ReutersPequim não anunciou oficialmente a lista de elementos isentos, mas notificou individualmente a decisão para várias empresas.
O governo também solicitou que enviasse uma lista dos produtos importados mais estratégicos para suas operações para avaliar a expansão das isenções. As sugestões serão avaliadas por um grupo de trabalho criado pelo Ministério do Comércio.
Este é o gesto mais claro até que Pequim pretende reduzir as tensões com Washington, após a taxa lançada pelo presidente Donald Trump No início do mês.
A escalada protecionista culminou na imposição de um 145% tarifa mínima Contra as importações de produtos chineses. Em alguns casos, no entanto, a taxa vem 245%. A reação do presidente chinês, Xi Jinping Era para superar os americanos em 125%.
Em público, as duas maiores economias do mundo também mantêm uma guerra de versões para demonstrar força. Na quarta -feira, 23, Trump disse a jornalistas que os Estados Unidos estão negociando com a China uma solução que fecha o problema. “Todo mundo quer participar do que estamos fazendo”, disse ele.
No entanto, o governo chinês negou que mantém qualquer negociação. De acordo com I Yadong, porta -voz do Ministério das Relações Exteriores, “qualquer acusação sobre o progresso nas negociações econômicas e comerciais entre a China e os Estados Unidos são rumores infundados e sem evidências objetivas”.
Outro representante do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, foi ainda mais forte ao afirmar que os americanos deveriam “parar de extorquir” a China se quiserem algum avanço. “Se os Estados Unidos realmente desejam resolver problemas tarifários por meio de negociações, você deve parar de extorquir e realizar um diálogo com base em benefícios recíprocos”.