HomeBrasilO TJSP decidiu mais de 90% dos casos plenários virtuais em 2024

O TJSP decidiu mais de 90% dos casos plenários virtuais em 2024

Data:

Posts Relacionados

Teste de TJSP realizado em plenário virtual (G. Dettmar/CNJ/disseminação)
Uma pesquisa realizada por Anuário da Justiça de São Paulo 2025, de Conjunto de editordisse que em 2024, 92% dos processos no São Paulo Tribunal de Justiça Eles foram determinados no plenário virtual.

A modalidade foi criada em 2011 pelo TJSP para acelerar o julgamento dos procedimentos e, de acordo com a agência, foi consolidado como a principal forma de sentença no tribunal.

Atualmente, a regra é julgar praticamente apelos, lesões internas internas, apreensão de declaração, redação de mandamus, habeas corpus, conflitos de competência e ações originais.

O plenário virtual do Tribunal não é público, ou seja, nenhum cidadão pode acompanhar o progresso real do julgamento, diferentemente do STF e STJ virtual.

No entanto, o Conselho Nacional de Justiça determinou em 2024 que as sessões dos ensaios virtuais devem ser públicos e com a possibilidade de acesso em tempo real.

Ele também ordenou a publicação da agenda nos locais dos tribunais, estabeleceu um período de seis dias úteis para concluir os julgamentos e até 48 horas antes do início da sessão o prazo para a oposição ao julgamento virtual.

No caso do TJSP, a determinação do CNJ será válida a partir de agosto de 2025.

O mestre em procedimento criminal e parceiro no escritório de Bialski alertou, o advogado Daniel Bialski declarou que “o princípio da publicidade e até a necessidade de transparência absoluta, promoveu o caminho de voto do STF e agora o STJ”.

“Precisamente mostrar esse respeito e até tornar indiscutível que o voto seja legítimo, qualquer cautela no TJSP deve ser adotado para que não haja dúvida sobre isso. Ainda sou a favor da face dos votos, precisamente permitir, quando necessário, alguma intervenção do advogado. Mas a modernidade forneceu essa implementação que atinge a velocidade da velocidade.

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

O Informativo Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.