É verdade que não foi a administração de Lula que inventou a fraude dos INSs, e ele tem o mérito de revelá -lo. Também é verdade que Lula descartou o presidente do INSS imediatamente. Mas isso está longe de ser suficiente para evitar o desgaste.
Em 2022, os descontos totais, que eram mais ou menos uniformes desde 2019, aumentaram 85%; Em 2023, e mais que o dobro. Tudo acrescentando, o volume quase quadruplicado nos Lula/3 anos. O número de reclamações nesse período.
Além disso, o irmão de Lula, José Ferreira da Silva, Frei Chico, é vice -presidente de uma das associações mais beneficiadas do esquema: Sindnapi. (A União Nacional de Aposentados, Pensionistas e idosos é uma daquelas fascinantes jabuticas brasileiras: um sindicato que reúne a categoria profissional de pessoas que Não trabalhar.)
Ou seja, não se pode dizer que a administração de Lula não tem nada a respeito.
Lula renunciou ao presidente da INSS, mas não faz nada sobre seu chefe, o ministro da Seguridade Social, Carlos Lupi, um velho conhecido que acompanha as notícias políticas e policiais.
O ministro de Dilma Lupi caiu devido à participação de acusações de corrupção. Mesmo caiu, ele disse ao sucessor … que caiu cinco meses depois … por acusações de corrupção. (Sem mencionar que Lupi é incompetente: Lula prometeu reduzir as filas do INS, mas aumentou).
A nomeação de Lupi é o inverso da profecia de Itararé: onde mais é esperado: então tudo vem. Se é difícil entender por que Lula chamou Lupi, é mais difícil entender o que ele está esperando para dizer adeus. O tempo não trará boas notícias que permitam que Lupi permaneça no cargo. De outra forma.
Ok, é recapitulado:
Em 9 de abril, Justcelino Filho, ministro de Lula, foi denunciado por corrupção.
Em 15 de abril, Lula deu a Nadine Heredia, condenada ao Peru por receber dinheiro desviado pelo petróleo e enviou um avião fabuloso para buscá -lo no Peru.
Em 22 de abril, o governo foi rejeitado por um clérigio baixo, anunciado como um substituto da JUSCELINE, mas deixou de ser ministro.
Em 23 de abril, o escândalo do INSS explodiu.
Em 25 de abril, Fernando Collor, no que deve ter sido o canto do Swan Lava-Jato, foi preso por corrupção … em petróleo.
Está cansado demais por um mês (TS Eliot estava certo: abril é o mês mais cruel).
É tanta oportunidade de atacar o governo que a oposição está até tendo dificuldade em proceder.