HomeBlogAnvisa aprova vacina brasileira contra dengue em dose única: A primeira do...

Anvisa aprova vacina brasileira contra dengue em dose única: A primeira do mundo e uma vitória contra o mosquito Aedes aegypti

Data:

Posts Relacionados

Anvisa dá luz verde para vacina brasileira contra dengue, um marco mundial em dose única, após 12 anos de pesquisa e 5 de testes.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira, 26 de junho, a aprovação da primeira vacina do mundo contra a dengue que requer apenas uma dose. O imunizante, desenvolvido pelo Instituto Butantan, representa um avanço significativo na luta contra a doença que tem desafiado o Brasil.

O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, tem se mostrado resistente a diversas formas de controle. Em 2024, a dengue já registrou 6,5 milhões de casos e causou a morte de quase 6 mil brasileiros, evidenciando a urgência de novas estratégias de combate. A vacina do Butantan surge como uma esperança para mudar esse cenário.

Após mais de uma década de pesquisa e cinco anos de testes clínicos com 16 mil pessoas, a vacina Butantan-DV demonstrou uma eficácia geral de 74%. Em relação às formas graves da doença, a proteção alcança 91%, e o mais impressionante, os testes não registraram hospitalizações ou mortes causadas pela dengue em nenhum dos participantes vacinados, segundo informações divulgadas pelo G1.

Uma arma poderosa contra a dengue e outras arboviroses

A diretoria do Instituto Butantan, Esper Kallás, destaca o potencial da vacina em controlar a transmissão da doença. “Teoricamente, sim. Se a gente vacinar um número grande de pessoas – e não temos certeza de qual é a porcentagem necessária para conseguir esse efeito – é possível que a gente consiga controlar a transmissão da doença”, afirma Kallás.

Atualmente, o Brasil conta com a vacina Qdenga, de origem japonesa, que exige duas doses e está disponível no SUS apenas para jovens de 10 a 14 anos. A nova vacina brasileira, aprovada pela Anvisa para pessoas de 12 a 59 anos, tem previsão de distribuição pelo SUS a partir de 2026, com um plano de disponibilização de 25 milhões de doses naquele ano e 35 milhões em 2027.

Esperança de erradicação e a continuidade dos cuidados

Apesar do otimismo, a erradicação da dengue através da vacinação pode levar décadas, dependendo da velocidade da imunização da população. Por isso, a importância de manter as medidas de prevenção, como a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, continua sendo fundamental. A batalha contra o mosquito e as doenças que ele transmite, como zika e chikungunya, segue em curso.

“Temos uma vitória da ciência brasileira. Temos uma vitória do desenvolvimento nacional. E temos uma arma poderosíssima de enfrentamento da transmissão da dengue”, celebrou Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, ressaltando a importância deste marco para a saúde pública no Brasil.

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

O Informativo Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.