HomeBlogCPMI do INSS convoca Daniel Vorcaro para depor, Carlos Viana anuncia comparecimento...

CPMI do INSS convoca Daniel Vorcaro para depor, Carlos Viana anuncia comparecimento e possibilidade de prorrogação para apurar fraudes em consignados

Data:

Posts Relacionados

Senador Carlos Viana marcou audiência com Daniel Vorcaro e confirmou que a CPMI do INSS também ouvirá Cardamone Neto, enquanto comissão avalia estender o prazo

A CPMI do INSS convocou o banqueiro Daniel Vorcaro para depor perante os parlamentares, anunciou o presidente do colegiado, senador Carlos Viana, nesta quarta-feira (28), em publicação no X.

Na mesma sessão, marcada para a próxima quinta-feira, o Congresso Nacional deve ouvir o ex-CEO do BMG, Cardamone Neto, segundo o anúncio do presidente da comissão.

Parlamentares também pediram mais tempo para concluir as investigações sobre descontos ilegais nas folhas de aposentados e pensionistas, e a CPMI avalia prorrogar o prazo de trabalho, conforme informação divulgada pela Agência Senado e pela Gazeta do Povo.

Convocação e próximos depoimentos

O anúncio de Viana formaliza a presença de Vorcaro na agenda da comissão, em meio a apurações sobre fraudes em empréstimos consignados, com suspeitas de assédio e renovações fraudulentas.

A expectativa é que a retomada dos trabalhos ocorra no dia 5 de fevereiro, e que as oitivas concentrem foco nas operações que geraram dívidas elevadas para aposentados e pensionistas.

Pedido de prorrogação e declaração do presidente

Sobre o prazo da CPMI, Viana afirmou que pretende invalidar um habeas corpus que libera Maurício Camisoti de comparecer, e defendeu a extensão dos trabalhos.

Em suas palavras, “Não é aceitável encerrar esse trabalho sem que todas as responsabilidades sejam devidamente apuradas (…) Tenho convicção de que o pedido de prorrogação será analisado com seriedade e acolhido, em respeito ao interesse público e ao dever constitucional do Congresso Nacional de fiscalizar e dar respostas ao povo brasileiro”, disse Viana à agência Senado.

Dados e alcance das investigações

O trabalho da CPMI já revelou números e nomes considerados relevantes para o caso, e vem reunindo documentos e quebras de sigilo para mapear movimentações suspeitas.

Em 2025 a CPMI ouviu 26 testemunhas, incluindo Antônio Carlos Camilo Antunes, que ficou conhecido como o Careca do INSS. Relator da comissão, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), qualificou Antunes como “autor do maior roubo a aposentados e pensionistas da história do Brasil”. Os dados apurados pela CPMI mostram que seria operador do esquema e movimentado R$ 24,5 milhões em cinco meses.

Até janeiro de 2026, a CPMI somou 4,8 mil documentos analisados, 73 requerimentos de informação e 48 quebras de sigilo. Foram 108 empresas suspeitas e mais de R$ 1,2 bilhão em movimentações financeiras investigadas, segundo dados da Agência Senado.

Impacto para aposentados e próximos passos

As apurações têm como objetivo esclarecer como foram feitas concessões sem consentimento e renovações que agravaram dívidas de beneficiários do INSS, e definir responsabilidades administrativas e criminais.

A comissão ainda não divulgou a agenda completa do ano, e aguarda definição sobre a prorrogação do prazo para concluir as investigações e agendar novos depoimentos, incluindo o de Daniel Vorcaro e outros nomes citados nas apurações.

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

O Informativo Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.