HomeBlogCPMI do INSS pressiona Toffoli para liberar depoimento de Daniel Vorcaro, acusa...

CPMI do INSS pressiona Toffoli para liberar depoimento de Daniel Vorcaro, acusa ‘blindagem’ do dono do Banco Master sobre contratos de consignados

Data:

Posts Relacionados

CPMI do INSS quer que Daniel Vorcaro explique como o Banco Master obteve 250 mil contratos de empréstimo consignado e critica sigilo determinado por Toffoli

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana, afirmou que o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, deve ser obrigado a prestar depoimento ao colegiado.

Viana reclamou da chamada, por ele, de “blindagem” do empresário, após decisões judiciais que restringiram o acesso da comissão a documentos e dados da quebra de sigilo.

O senador anunciou ações para reaver as informações e prometeu notificar a defesa de Vorcaro e o ministro relator, Dias Toffoli, em busca de esclarecimentos, conforme informação divulgada pela Gazeta do Povo.

Pedido de depoimento e cobranças públicas

Segundo Viana, “Ele terá de nos explicar, e é bom que ele comece a dar explicações ao povo brasileiro, sobre como conseguiu esses contratos, de quem adquiriu e por que não tinha comprovação se as pessoas realmente autorizaram ou não o desconto em folha”, disse o presidente da CPMI em entrevista coletiva.

O senador reforçou que a CPMI pretende ouvir apenas sobre os contratos de consignados do Master, e não sobre investigações da Polícia Federal relativas à tentativa de venda da instituição ao BRB.

Viana destacou que o foco são os cerca de 250 mil contratos que estavam em carteira no Banco Master, suspensos pelo INSS por falta de documentação que garantisse a efetividade e a anuência dos aposentados.

Acusações de “blindagem” e decisões do STF

O presidente da comissão afirmou, em tom crítico, que “Há uma série de procedimentos que vem blindando o senhor Vorcaro de prestar esclarecimentos à população brasileira. Ele tem conseguido, de uma forma surpreendente e até estranha, apoios e resoluções que garantem a ele um sigilo que não interessa ao Brasil”, referindo-se a atos do Supremo Tribunal Federal.

O ministro Dias Toffoli, relator do caso no STF, decretou sigilo elevado na tramitação dos autos e determinou que as informações enviadas à CPMI do INSS fossem recolhidas e armazenadas na Presidência do Senado.

Viana disse que vai protocolar um mandado de segurança para tentar reverter a decisão que afastou o acesso da comissão aos documentos, e afirmou que a medida, enquanto vigora, enfraquece a investigação e amplia a desconfiança pública.

Habeas corpus, convocações e prazos da CPMI

Ao comentar a possibilidade de Vorcaro obter habeas corpus para evitar comparecer à CPMI, Viana apelou por uma intervenção do relator, pedindo que o empresário seja obrigado a depor.

“Nós precisamos que o banqueiro que envolveu metade da República, do próprio Parlamento, o homem que é acusado de um desfalque bilionário em nosso país, seja obrigado a falar”, afirmou o senador.

Além da convocação de Vorcaro, a comissão chamou o ex-presidente do BMG, Luiz Félix Cardamone Neto. Cardamone informou que está em viagem até 21 de fevereiro, mas pretende comparecer, e terá o depoimento marcado para 25 de fevereiro.

Viana também criticou decisão que concedeu habeas corpus a outro investigado, Maurício Camisotti, e disse que recorrerá dessa decisão, na tentativa de garantir o comparecimento às oitivas conforme a legislação da CPMI.

Próximos passos e pedido de prorrogação

O presidente da CPMI anunciou que a comissão terá 13 sessões até a última semana de março, salvo prorrogação autorizada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Na próxima semana, Viana informou que pedirá a Alcolumbre a prorrogação dos trabalhos por pelo menos 60 dias, buscando tempo para concluir as investigações relacionadas aos contratos de consignados do Banco Master.

Enquanto isso, o debate segue entre garantias de sigilo determinadas pelo STF e a pressão da CPMI por transparência sobre contratos que afetaram aposentados em todo o país.

Recentes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

O Informativo Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.