O diretor da operadora de sistemas de transmissão elétrica espanhola, Eduardo Prieto, disse que o blecaute foi causado por uma “oscilação muito forte na grade de eletricidade”, o que levou ao sistema elétrico da Espanha a “desligar o sistema europeu e o colapso da grade de energia ibérica às 12:38”.
Embora a eletricidade tenha sido restaurada em algumas partes da Espanha, “a normalização completa da rede pode levar até uma semana”.
“Nada semelhante nunca aconteceu; é um incidente absolutamente excepcional”, disse Red Electric em comunicado.
O primeiro -ministro de Portugal, Luis Montenegro, disse que a expectativa é que a energia seja restaurada no país dentro das “próximas horas” e acrescentou que não há evidências de que o fracasso tenha sido causado por um ataque cibernético.
“Neste momento, não há nada que nos diga que houve alguma sabotagem ou ataque cibernético”, disse o vice -presidente da Comissão Europeia Teresa Ribera, ex -ministra do governo espanhol, e acrescentou que o incidente “é um dos mais graves da Europa há muito tempo”.
De acordo com a Electric Red, o consumo de eletricidade na Espanha caiu 50% por volta das 12h30 da segunda -feira, devido ao que a empresa chamou de blecaute “excepcional e completamente extraordinário”.
O primeiro -ministro espanhol, Pedro Sánchez, visitou o centro de controle do operador de transmissão de eletricidade. “O governo está trabalhando para determinar a origem e o impacto desse incidente e dedica todos os recursos para resolvê -lo o mais rápido possível”, afirmou.
Impactos nas cidades
Várias companhias aéreas relatam problemas nos aeroportos de Barajas em Madri e Prat em Barcelona. Já no metrô das capitais espanholas e portuguesas, várias pessoas ficaram presas depois que os trens pararam nos túneis entre as estações.
O corte de energia também afetou as telecomunicações, causando problemas generalizados para fazer chamadas. O serviço de mensagens do WhatsApp funciona em velocidade média.
Alguns hospitais, incluindo La Paz em Madri, e várias unidades médicas em Portugal, também foram afetadas, forçaram algumas pessoas a cancelar suas cirurgias.
Os moradores de Andorra e as regiões da França que a Espanha da fronteira também relataram energia no outono.