O instrumento é conhecido especialmente pela cena em que a música Fechar meu Deus, de você Enquanto o navio afunda. Outros elementos relacionados ao True Titanic também foram vendidos neste mesmo leilão, como uma carta escrita por um dos sobreviventes, um manifesto e um cartão de inspeção do Titanic.
Wallace Hartley, um músico que estava em Titanic e se tornou uma de suas 1.500 vítimas, recuperou seu violino após o acidente. O artigo logo se tornou uma relíquia e, em 2013, foi leiloado por 900 milhões de libras, o que na época correspondia a 3,1 milhões de reais.
O violino foi construído na Alemanha e entregue a Wallace para sua namorada, Maria Robinson. A autenticidade da peça foi decretada em março de 2013. No processo de análise, especialistas disseram ter encontrado vestígios de água salgada no instrumento. Após o naufrágio, o violino foi dado a Maria, de acordo com os escritos de seu diário e foi doado em 1939 ao Exército da Salvação após a morte de Robinson.
O violino que agora era vendido em 54.000 libras foi tocado por Jonathan Evans-Jones, o ator e músico que interpretou Wallace no filme de 1997. Em 2013, o ator havia vendido o artigo a um colecionador particular, que mais tarde foi vendido à casa de leilões de Henry Aldridge & Son.